A sexta-feira (16/09) foi de muito handebol no Ginásio Poliesportivo de Santana (AP). O local recebeu jogos das semifinais da Conferência Norte da Liga Nacional Masculina. Remo/Handtem (PA) e HSU/EBF (AM) fizeram jogos emocionantes, só venceram na prorrogação, e se classificaram para a final da etapa da região Norte e ainda garantiram vaga para as quartas de final da Liga Nacional.

A primeira semifinal, entre Handebol Vigia (PA) e Remo/Handteam (PA) foi equilibrada do começo ao fim. Melhor taticamente, o Handebol Vigia (PA) conseguiu se impor no jogo e ficar sempre com a vantagem. Porém, o Remo/Handteam (PA), mais forte fisicamente, não desgrudou do marcador em nenhum momento e empatou a partida no último segundo em 37 a 37.

Na prorrogação, o Handebol Vigia (PA) começou atrás, mas conseguiu uma reação espetacular e passou na frente faltando cinco segundos. Entretanto, o Vigia (PA) atrapalhou a saída de bola rápida do adversário e concedeu sete metros ao Remo (PA). Com o cronômetro cravado, Silvio Palheta fez o gol, empatou o jogo em 45 a 45 e levou a partida para a segunda prorrogação. Com muitos jogadores expulsos, o Handebol Vigia (PA) não manteve o mesmo nível e o Leão venceu por 53 a 50 (18 a 16 no primeiro tempo). Os artilheiros do duelo foram Hernane Vilhena, do Handebol Vigia (PA), e Rafael Conceição, do Remo/Handteam (PA), com dez gols cada.

Para o técnico do time vencedor, Messildo Correa, a vaga para a final foi para a equipe que errou menos em quadra. “Essa partida estava engasgada. Perdemos para eles no zonal e queríamos uma revanche. Foi um jogo muito tenso, valia a vaga nas quartas de final da Liga e a disputa de uma final amanhã. Tivemos muitos problemas para chegar até aqui e superamos todos. O Handebol Vigia é uma equipe muito boa, que não perdia uma competição há quase dois anos. Erramos menos no final e conseguimos essa vitória”, afirmou.

Na segunda semifinal, HSU/EBF (AM) e Adalberto Valle (AM) fizeram clássico amazonense de alto nível. O HSU/EBF (AM) começou muito bem e logo abriu grande diferença, mas no final do primeiro tempo o Adalberto Valle (AM) se recuperou e terminou sete gols atrás (20 a 13). Na segunda etapa, a reação da equipe continuou e o Adalberto Valle (AM) virou o placar a três minutos do fim. Com muita garra, o HSU/EBF (AM) conseguiu o empate em 31 a 31 e levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, o jogo continuou parelho e, no último segundo, o Adalberto Valle (AM) marcou o gol que fez o 36 a 35 no placar, dando a vaga para a final da Conferência Norte o clube amazonense. Os goleadores do confronto foram Dennes Farias, Kaio Magalhães e Welton Souza, do HSU/EBF (AM), e Bruno Souza, do Adalberto Valle (AM), com nove gols cada.

Emocionado, o treinador do Adalberto Valle (AM), Auricélio Pessoa, comemorou muito o resultado. “Essa semifinal foi um clássico amazonense. Sempre nos enfrentamos nos campeonatos locais. Ganhamos na base da superação. Faltando 15 minutos estávamos sete bolas atrás e conseguimos tirar a diferença. Foi muito emocionante”, disse ele, exaltando a oportunidade de jogar a Liga Nacional. “Antes de pensar em título, nosso objetivo principal era conquistar essa vaga nas quartas de final da Liga Nacional. Temos muito a crescer para bater de frente com os times do eixo Sul-Sudeste, mas será importante para nós enfrentarmos eles. Só assim vamos evoluir dentro do handebol”, completou.

Ainda pela Conferência Norte, o Sucesso (PA), atual campeão da Taça Amazônica, venceu o Rádio Farol (RO) com tranquilidade pelo placar de 48 a 30 (24 a 16). Os artilheiros do jogo foram Fernando Júnior, Fabio Barros e William Melo, todos do Sucesso (PA), com nove gols cada.

Pela chave D da Conferência Nordeste Masculina, que teve início nesta sexta-feira (16), em Irauçuba (CE), AMH/Morada Nova (CE) abriu o grupo com vitória de 36 a 21 sobre o HNU/Mater Christi/Ufersa (RN). O artilheiro do jogo foi Pedro Façanha, do time cearense, com sete arremessos certeiros. Já o Handebol Irauçuba (CE) venceu o Handebol Maracanã (CE) por 31 a 29 e teve Wellington Filho, com oito gols, como goleador.

Anúncios