A final da Conferência Norte da Liga Nacional Masculina de Handebol não poderia ser melhor. A decisão trouxe à quadra o confronto entre Remo/Handteam (PA) e Adalberto Valle (AM). As duas equipes mostraram porque são as melhores da região e fizeram partida que agitou o bom público presente no Ginásio Poliesportivo de Santana (AP). Em jogo extremamente equilibrado, o Adalberto Valle (AM) foi campeão da Conferência com a vitória de 33 a 32 (17 a 17). Os dois times já têm vaga garantida nas quartas de final da Liga Nacional por terem chegado na decisão da região Norte.

O Adalberto Valle (AM) iniciou melhor no primeiro tempo e logo abriu dois gols de vantagem. Porém, o Remo/Handteam (PA) começou a marcar individualmente o atleta Amilton Souza, peça chave do adversário, e equilibrou a partida. Com o melhor jogador anulado, o time amazonense encontrou novas alternativas e se manteve bem no duelo, que terminou com o primeiro tempo empatado em 17 a 17. Na segunda etapa, o Leão pareceu que levaria o título depois de abrir três gols de vantagem, aproveitando as exclusões do Adalberto Valle (AM). Entretanto, a equipe amazonense se recuperou e, a cinco segundos do fim do jogo, Almilton Souza, que foi marcado individualmente durante todo o jogo, arremessou de longe e fez o gol do título da Conferência Norte da Liga Nacional Masculina para o Adalberto Valle (AM).

“Temos um elenco muito sólido, sem estrelas. Rodamos bastante a equipe e mantemos o nível do time igual”, disse Amilton, explicando o lance do último gol. “O professor parou o jogo e combinamos essa jogada para sofrer a falta naquela posição e eu chutar dos nove metros. Dei 1000% nesse arremesso e fiz o gol”, concluiu.

Já o técnico do Adalberto Valle (AM), Auricélio Pessoa, exaltou o performance da equipe.”Foi um jogo acirrado. Emoção não falta nos jogos aqui do Norte. Conseguimos anular o ponto forte deles com uma defesa bem montada e quando o Amilton foi marcado individualmente, focamos as jogadas nos nossos atletas bom no um contra um. Isso sempre abria a defesa do Remo e deixava um jogador nosso livre”, analisou.

Na disputa do terceiro lugar da Conferência Norte, Handebol Vigia (PA) e HSU/EBF (AM) tiveram duelo marcado pelo equilíbrio. No primeiro tempo, os paraenses abriram uma boa vantagem e viram a equipe do Amazonas encostar no placar e terminar o período com apenas um gol atrás (21 a 20). Na segunda etapa quem brilhou foram os goleiros que, com belas defesas, deixaram o jogo emocionante. Handebol Vigia (PA) e HSU/EBF (AM) ainda se alternaram na frente do marcador, mas o resultado final ficou empatado em 35 a 35 e o jogo foi para a prorrogação. Os paraenses se aproveitaram do excesso de exclusões do adversário, venceram por 42 a 39 no tempo extra e ficaram com o terceiro lugar da Conferência. O artilheiro da partida foi Hernane Vilhena, do Handebol Vigia (PA), com nove gols.

Já Shalom (AP) e Sucesso (PA) fizeram a partida que valeu o quinto lugar. Em duelo cheio de viradas, o Sucesso (PA) conseguiu abrir uma pequena vantagem no final do jogo e venceu por 34 a 31 (15 a 18). Os goleadores do duelo foram Ramon Santos, do Sucesso (PA), e Eliezer Penha, do Shalom (AP), com dez bolas na rede.

Enquanto isso, na disputa pelo sétimo lugar, o Rádio Farol (RO) venceu o HRB (AP) por 30 a 28 (21 a 14). Na frente desde o começo do jogo, a equipe de Rondônia apenas administrou a vantagem que fez no primeiro tempo. Os amapaenses até esboçaram uma reação no final da partida, mas não conseguiram tirar a boa diferença que o Rádio Farol (RO) construiu. Os artilheiros do jogo foram Piterson Chaves, do Rádio Farol (RO), e Deivid Silva, HRB (AP), com sete gols cada.

Conferência Nordeste – Na chave D da Conferência Nordeste Masculina, disputada em Irauçuba (CE), o Handebol Maracanã (CE) bateu o HNU/Mater Christi/Ufersa (RN) por 32 a 10 (17 a 5) e se recuperou da derrota na primeira rodada para o Handebol Irauçuba (31 a 29). O goleador do confronto foi Weldel Silva, do Maracanã (CE), com sete arremessos certeiros. Já o Handebol Irauçuba (CE) empatou com a AMH/Morada Nova (CE) por 25 a 25 (12 a 10). Os artilheiros do jogo foram Marcos Gonçalves, do time da casa, e Nilson Costa, do Morada Nova (CE), com oito gols cada.

Conferência Sul/Sudeste/Centro – A Liga Nacional Masculina teve mais dois jogos na região Sul. A PM Maringá/Unimed/Unifamma (PR) derrotou a ADJF/Independência Trade (MG), de virada, por 23 a 21 (09 a 11) e conquistou a segunda vitória na competição. Arthur Pereira, do Maringá (PR), foi o artilheiro do jogo com 11 gols. O MRV/Unicesumar/Londrina/Paiquerê FM (PR) também conseguiu o segundo triunfo na Liga Nacional ao vencer a Funel/Acevale/Uberaba (MG) por 36 a 18 (22 a 6) e teve Leandro Paulo como goleador, com nove bolas na rede.

Já a Liga Nacional Feminina teve um jogo pela Conferência Sul/Sudeste/Centro. Montes Claros (MG) recebeu a UnC/Concórdia (SC) e não foi páreo para a força das catarinenses. As atuais vice-campeãs da Liga bateram as mineiras por 32 a 15 (19 a 05). A artilheira do jogo foi Deise Souza, da UnC/Concórdia (SC), com sete bolas na rede.

Anúncios