263493_538852_andre_ribeiro__pivo_web_

André Toko, pivô do Taubaté Handebol (Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

As emoções da Liga Nacional Masculina e Feminina de Handebol estão prestes a começar. Em novo formato, a edição de 2016 da competição conta agora com maior número de equipes e tem o objetivo de promover intercâmbio entre todas as regiões do Brasil.

A Liga será dividida em três Conferências. Uma que irá abranger os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, outra a região Nordeste e mais uma para o Norte. As três regiões jogarão a primeira fase entre si e se cruzarão a partir das quartas de final. As semifinais e finais serão disputadas em local único, indicado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

A Liga Nacional Masculina contará com 31 equipes (15 do Nordeste, oito do Norte e oito do Sul/Sudeste/Centro). A Conferência Sul/Sudeste/Centro será disputada em pontos corridos e as quatro equipes melhores classificadas vão para as quartas de final. Já a Nordeste será dividia em quatro grupos. Os dois melhores de cada chave vão para a fase mata-mata da região e só os dois primeiros colocados da Conferência avançam às quartas de final da Liga. A Conferência Norte funciona da mesma forma, mas contém apenas duas chaves. Enquanto isso, a Liga Nacional Feminina terá 20 times (oito do Norte, sete do Nordeste e cinco do Sul/Sudeste/Centro) e o formato das Conferências será exatamente o mesmo do naipe masculino. A única diferença é que a Conferência Nordeste Feminina contará com duas chaves na disputa.

Presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destacou que o novo formato vai agregar muito para o desenvolvimento do esporte por todo o Brasil. “Já tínhamos planejado esse novo modelo da Liga Nacional há algum tempo . O projeto foi bem aceito pelos presidentes das federações e resolvemos aplicá-lo em 2016. Esse ano será um laboratório para essa Liga Nacional, mas tenho certeza que ela dará muito certo e que nós vamos poder nos próximos anos ter um modelo ainda maior e mais eficiente, porque o processo será aperfeiçoado e melhorado. Estamos dando um grande passo e tenho certeza que isso irá ajudar ainda mais no desenvolvimento do handebol por todo o Brasil”, afirmou o dirigente.

Os primeiros confrontos da Liga Nacional iniciam com os grupos A e B da Conferência Nordeste Masculina, chave A da Conferência Nordeste Feminina, com jogos na sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28), e com a Conferência Sul/Sudeste/Centro Masculina, com duas partidas no sábado (27). A previsão é de que a Liga Nacional Masculina seja disputada até o dia 11 de dezembro, e que a Feminina termine no dia 18 do mesmo mês.

Transmissão – A partir da segunda fase da Liga Nacional Masculina e Feminina, a competição será televisionada. Nas quartas de final, a Bandsports vai transmitir duas partidas de cada naipe. Já as semifinais e finais serão transmitidas pela Band, Bandsports e SporTV.

Confira as equipes participantes da Liga Nacional 2016

Liga Nacional Masculina

– Conferência Sul/Sudeste/Centro
Esporte Clube Pinheiros (SP) – Atual campeão
Taubaté/FAB/Unitau (SP)
São Caetano (SP)
São Bernardo/Metodista/Besni (SP)
ADJF/Independência Trade (MG)
Funel/Acevale/Uberaba (MG)
MRV/Unicesumar/Londrina/Paiquerê FM (PR)
Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma (PR)

– Conferência Nordeste
Adaha (CE)
AMH/Morada Nova (CE)
Handebol Arauçuba (CE)
Handebol Maracanã (CE)
LQHB/Quixadá (CE)
FHANC (BA)
Grêmio (BA)
Audax (MA)
Hollanda/GHC/Codó (MA)
APCEF/Newhand (PB)
Grêmio Cief (PB)
Handebol Alvinegro/ABC (RN)
HNU/Mater Christi/UFERSA (RN)
América (AL)
Clube Português/AESO (PE)

– Conferência Norte
Handebol Vigia (PA)
Remo/Handteam (PA)
Sucesso (PA)
Adalberto Valle (AM)
HSU/EBF (AM)
HRB (AP)
Sahlon (AP)
Rádio Farol (RO)

Liga Nacional Feminina

– Conferência Sul/Sudeste/Centro
São Bernardo/Metodista (SP) – Atual campeão
Esporte Clube Pinheiros (SP)
Abluhand/Furb/FMD Blumenau (SC)
UnC/Concórdia (SC)
Montes Claros (MG)

– Conferência Nordeste
Fortaleza/Aracati/Faculdade Ateneu (CE)
LDC/Deoclécio Ferro (CE)
Hollanda/GHC/Codó (MA)
Moto Club (MA)
Clube Português/AESO (PE)
BPE (PE)
HCP/Colégio Século (PB)

– Conferência Norte
Adalberto Valle (AM)
Nilton Lins (AM)
Rio Negro (AM)
Sul América (AM)
Castanhal (PA)
Paysandu (PA)
Santos (AP)
Rádio Farol (RO)

Anúncios