Reproduzido da página 7M Handebol Total

Encerrada a participação da seleção brasileira masculina nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, também é o fim do contrato do técnico Jordi Ribeira com a Confederação Brasileira de Handebol.

Uma aula de planejamento da CBHb! Afinal, “só” estamos cerca de 6 meses da estreia do mundial da França, justamente contra os donos da casa.

Hoje, a seleção masculina está sem um comandante.

622_cc39f967-61e7-3a25-8dc9-016735d147a8

Em sua segunda passagem pelo Brasil, iniciada em 2012, Jordi revolucionou o handebol brasileiro e foi o grande responsável pelo crescimento e resultados da modalidade em todas as categorias para os homens. Estabeleceu um padrão de jogo universal entre as diferentes camadas, assim, um jogador que saísse da base para integrar o grupo principal, já estaria com os conceitos estabelecidos, facilitando todo o trabalho.

O treinador espanhol foi o grande líder em todo o projeto dos acampamentos. Captação de talentos, lapidação e capacitação dos profissionais. Assim, quando atletas e técnicos voltassem aos seus estados de origem, levariam o conhecimento.

São poucos (talvez nenhum) treinadores no planeta que possuem os requisitos para continuar esse trabalho. Formação de talentos da base, e incrível inteligência e habilidade para gerir os atletas profissionais que hoje estão na Europa.

Rumores surgiram nos últimos meses que Jordi seria o maior candidato a assumir a seleção espanhola, ainda curtindo a ressaca da desclassificação dos Jogos no Rio.

Caso concretize sua saída, não vemos um nome interno pronto para assumir o posto. Se formos buscar um treinador estrangeiro, são poucas as opções.

A língua também é um limitador. Que outra nacionalidade poderíamos imaginar que não seja a de um treinador espanhol?

Tal comandante também terá que ter “sangue frio” com as constantes trapalhadas da CBHb. Cancelamento de fases de treinamento e atraso de pagamentos.

Caso a saída de Jordi se concretize, estamos em uma encruzilhada e corremos sério risco de darmos alguns passos para trás.

Anúncios