Com facilidade, a Seleção Júnior Feminina de Handebol venceu o Canadá na noite desta quarta-feira (16), por 43 a 8 (18 a 6 no primeiro tempo), e assumiu a liderança do Pan-Americano da categoria, que está sendo realizado no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). O Brasil está com quatro pontos, junto com a Argentina, mas leva vantagem no saldo de gols (55 a 37).

278184_586141_brasil_e_canada11cr_web_

Ana Carolina, central (Christian Rizzi)

No primeiro tempo, as brasileiras começaram avassaladoras e abriram 9 a 1 no placar, com destaque para a pivô Camila Maia. Após os 20 minutos, porém, o Canadá se aproveitou de erros do Brasil para marcar alguns gols. Mesmo assim, com tranquilidade, as brasileiras fecharam a primeira etapa em 18 a 6.

Na volta do intervalo, o Brasil veio com a defesa no esquema 5-1, o que quebrou a linha de passe do Canadá e oportunizou diversos contra-ataques para as brasileiras. A tática deu certo e as norte-americanas só marcaram dois gols no segundo tempo. Com isso, o Brasil aproveitou para construir grande saldo de gols e fechou a partida em 43 a 8. A artilheira do confronto foi a armadora esquerda Mariane Fernandes, com dez gols marcados.

278184_586142_brasil_e_canada01cr_web_
A central Ana Carolina Resende, que se destacou principalmente com o esquema 5-1, explicou o objetivo da mudança na marcação. “O Cubano pediu para nós fazermos a marcação 5-1, porque o Canadá tocava muito a bola e os árbitros demoravam para dar o passivo. Então ele colocou uma jogadora avançada para atrapalhar o passe do Canadá. Conseguimos fazer justamente o que ele queria e abrimos boa diferença no placar”, disse.

Para o técnico Daniel Suarez, o Cubano, o principal objetivo do Brasil na partida foi cumprido. “Esse jogo foi importante para monitorar a equipe. Estávamos bem, mas deixamos o nível cair nos dez minutos finais do primeiro tempo até pela boa vantagem que abrimos. Então, no intervalo, reforcei da importância do saldo de gols nesse jogo para o restante do campeonato. Pontos corridos nós sabemos que o saldo é essencial. O time voltou melhor e mantivemos a pegada até o fim”, afirmou o treinador, esperando uma boa partida contra o Chile, nesta quinta-feira (17), às 20h. “Vamos buscar a vitória e quem sabe já garantir a vaga para o Mundial da Rússia, mas temos que tomar cuidado para não nos desgastarmos muito para enfrentar a Argentina, que será a nossa partida mais importante”, completou.

278184_586143_brasil_e_canada03cr_web_
Já o técnico do Canadá, Michael Nahmiash, reconheceu a qualidade do Brasil, mas ainda espera melhores resultados da equipe. “O Brasil é uma excelente equipe. Seria um jogo difícil para nós, mas serviu para ganhar experiência. Pegamos as seleções mais fortes nas duas primeiras rodadas, mas tivemos grande aprendizado que agora vamos usar nesses próximos jogos para buscar melhores resultados”, declarou.

Gols do Brasil: Mariane (10), Bruna (6), Camila (6), Ana Luiza (5), Ana Carolina (4), Marilene (3), Juliana (2), Nicole (2), Talita (2), Bruna (1), Gabriela (1) e Jéssica (1).

Tabela

Terça-feira (15)
Uruguai 31 x 32 Chile
Argentina 40 x 13 Canadá
Brasil 38 x 18 Paraguai

Quarta-feira (16)
Chile 23 x 33 Argentina
Paraguai 39 x 32 Uruguai
Canadá 8 x 43 Brasil

Quinta-feira (17)
16h – Uruguai x Argentina
18h – Paraguai x Canadá
20h – Brasil x Chile

Sexta-feira (18)
16h – Uruguai x Canadá
18h – Chile x Paraguai
20h – Argentina x Brasil

Sábado (19)
14h – Canadá x Chile
16h – Argentina x Paraguai
18h – Brasil x Uruguai

Anúncios