227934_417993_junior_1

(Foto Arquivo)

As categorias de base das Seleções Femininas de Handebol têm um grande desafio em 2016. Tanto a Júnior quanto a Juvenil disputam os respectivos Mundiais nos meses de julho e agosto, e antes disso participam dos Pan-Americanos da modalidade.

Todo o trabalho vai exigir muita dedicação de atletas e das comissões técnicas que foram renovadas para os próximos compromissos. A partir de agora, a Júnior será comandada pelo cubano Daniel Suarez, campeão mundial com a Seleção Universitária em 2014. Já a Juvenil ficará a cargo de Cristiano Rocha, que já integrava as comissões técnicas do Brasil e é treinador também do Clube Português do Recife/AESO (PE).

As duas equipes se reúnem já a partir do dia 13 de janeiro no SESI, em Blumenau (SC), onde ficam até o dia 23. A primeira a entrar em quadra em busca de bons resultados é a Júnior, com o Pan-Americano disputado em Foz do Iguaçu (PR) de 18 a 28 de março. O Mundial da categoria será de 3 a 17 de julho na Rússia.

“Estou muito feliz por ter recebido esse convite da Confederação Brasileira”, disse Cubano, como é conhecido Daniel Suarez. O treinador destaca a importância das atividades com a Seleção Júnior, já que é a categoria de entrada para a equipe principal. “É um processo natural levar jogadoras da Seleção Júnior para a Adulta e, com certeza, vamos conseguir ter atletas de qualidade para substituir as que estão agora no time principal. O Brasil é um celeiro de boas jogadoras. Vamos fazer um planejamento para as próximas fases, já que este ano temos dois grandes campeonatos. Estou muito animado e contente por fazer parte desse trabalho”, complementou Cubano, que em novembro comandou jovens atletas da Seleção Adulta em um amistoso contra o Paraguai, em Assunção, na ausência do técnico Morten Soubak, que se preparava para o Mundial da Dinamarca.

cubano

Daniel Suarez, o “Cubano”, novo técnico da Seleção Brasileira Junior Feminina (Foto Reprodução/Tche Esportes)

A Seleção Juvenil compete no Pan-Americano de 5 a 13 de abril, no México, e no Mundial de 21 de julho a 3 de agosto, na Eslováquia. O técnico Cristiano Rocha, que já fazia parte da comissão técnica da equipe Júnior, também assume o cargo na Juvenil com uma grande expectativa.

“Desde 2011 quando recebi o convite para ser auxiliar técnico da Seleção Júnior, acredito que adquiri uma experiência que pode ser somada ao trabalho que faço no clube desde 2000. Nesse tempo, acumulamos algumas experiências de sucesso e revelamos jogadoras para as Seleções de base e adulta, como Samira Rocha, Deborah Hannah e Juliana Malta, que saíram de Recife. Agora, mais recentemente, temos a Renata Arruda que tem figurado em algumas convocações já na adulta. Recebi o convite com muita alegria. Estar na Seleção Brasileira, independente da categoria, concretiza uma etapa da minha vida profissional. Como técnico, acredito que posso colaborar ainda mais com o processo”, pontuou.

Por atuar também no clube pernambucano há muitos anos, Cristiano tem um bom conhecimento das atletas com idade para integrar a categoria juvenil, o que deve ajudar no trabalho com a Seleção. “Alguns pontos que serão muito importantes é que conhecemos e acompanhamos muito os campeonatos dessas categorias menores. Tenho participado e acompanhado Mundiais e Pan-Americanos nessa categoria. Continuo sendo técnico das categorias Juvenil e Júnior no meu clube, então conheço muito bem as atletas dessa faixa etária no País. Acho que isso será um ponto favorável para mim na escolha das jogadoras que irão compor a Seleção.

CONVOCAÇÕES:

Seleção Júnior Feminina

Goleiras – Alice Fernandes da Silva (EC Pinheiros-SP), Flávia Lima Gabina (Coper/Unipar/Umuarama-PR) e Maitê de Lima Dias (Apahand/UCS/Caxias-RS).

Armadoras – Bruna de Paula (Instituto Buzzo Sport/São José dos Campos-SP), Juliana Borges Lima (Apahand/UCS/Caxias-RS), Mariane Cristina Oliveira Fernandes (Metodista/São Bernardo-SP) e Thalita Kelly Nery Saraiva (Associação Campineira de Handebol-SP).

Centrais – Daniele Silva de Santana (Clube Português/AESO-PE), Gabriela Romero Moraes (EC Pinheiros-SP) e Talita Alves Carneiro (AAU-Concórdia-SC).

Pontas – Aline Mayumi Koeke Bedinarski (Associação Brasileira ‘A Hebraica’-SP), Ana Cláudia Bolzan e Silva (AAU-Concórdia-SC), Ana Luiza Aguiar Camêlo Borba (AAU-Concórdia-SC), Fernanda Malaquias do Nascimento (Clube Português/AESO-PE) e Nicole Luz Damascena (EC Pinheiros-SP).

Pivôs – Camila Vitória Moraes Gominho Maia (Clube Português/AESO-PE), Jamily Cristina Martins Silva (PM de Matias Barbosa-MT) e Jéssica Louise de Sousa Suzano Costa (Vasco/FAB-RJ).

Comissão técnica

Técnico: Daniel Suarez
Auxiliar técnico: Isaias Gomes de Oliveria
Supervisora: Cláudia Monteiro do Nascimento
Preparador físico: Fausto José Steinwandter
Fisioterapeuta: Eduardo Ruhling da Silva

Seleção Juvenil Feminina

Goleiras – Geandra Leôncio de Souza (ACES-ES), Jéssica Gomes Antunes (Sport Club Corinthians Paulista-SP), Nathália Wünsch (AD Balcan/FMEBC-SC) e Renata Laís de Arruda (Clube Português /AESO-PE).

Armadoras – Amanda Caroline Mittelstadt Stein (Colégio Santa Catarina Novo Hamburgo-RS), Gabriela Causson Bitolo (EC Pinheiros-SP), Giulia de Pieri Santos (Metodista/São Bernardo-SP), Iasmim dos Santos Albuquerque (Clube Português/AESO-PE), Larissa Fernanda Nascimento (PM de Matias Barbosa-MG), Mariana Rodrigues Lemos (EC Pinheiros-SP) e Thalyta Vitória Cardoso Almeida (Colégio Santa Catarina Novo Hamburgo-RS).

Centrais – Gabriela Longarço Mendes (EC Pinheiros-SP), Kadija Casemiro de Oliveira (EC Pinheiros-SP) e Mariah Leite de Oliveira (Clube Português/AESO-PE).

Pontas – Abyda Rafaela Ferreira de Jesus (Campo Verde Handebol Clube-MT), Andressa Johann Widthauper (Colégio Santa Catarina Novo Hamburgo-RS), Handara Vitória Fernandes Walter (Clube Português/AESO-PE), Jamily Beatriz Nascimento Félix (Clube Português/AESO-PE), Maria Eduarda dos Santos (EC Pinheiros-SP) e Wendy Stephany Victor da Silva (Grêmio CIEF-PB).

Pivôs – Ana Carolina Pereira (Vila Olímpica/Greip da Penha/MC/Smel-RJ), Bruna Nascimento Baptista (Colégio Eduardo Gomes-SP), Paloma Pereira da Silva (Metodista/São Bernardo-SP) e Rafaela Mendes Faure (EC Pinheiros-SP).

Comissão técnica

Técnico: Cristiano Rocha
Supervisor: Álvaro Francisco Herdeiro
Auxiliar técnico: Ruy Gonçalves Sanches
Treinador de goleiras: Danilo Gagliardi Júnior
Preparadora física: Camila Dionísio Ferraz
Fisioterapeuta: Vanessa Soares Cittadini

Anúncios