242120_463804_rick_web_

Rick, goleiro do Taubaté, está com a Seleção na Espanha (Foto Arquivo)

O técnico da Seleção Masculina de Handebol, o espanhol Jordi Ribera, convocou os 18 atletas que embarcaram no último sábado, 02/01, para a Espanha, onde vão representar o Brasil no Torneio Memorial Domingos Bárcenas, de 8 a 10 de janeiro, em Irún.

Na tradicional competição, os brasileiros vão enfrentar os anfitriões, a Polônia e a Suécia. Esse será o primeiro compromisso de 2016, ano com agenda cheia de fases de treinamentos e campeonatos por conta da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na lista, a Seleção teve novidades como a volta do goleiro Rick, que representou o Brasil no Mundial do Qatar, do armador direito Oswaldo Guimarães, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, do armador esquerdo Guilherme Valadão, que volta após se recuperar de uma lesão no ombro direito, e do pivô Ales Silva.

266162_547304_borges_web_

Felipe Borges, ponta, é um dos mais experientes no grupo que disputará o torneio preparatório (Wander Roberto/Photo&Grafia)

De acordo com o treinador da Seleção, o torneio será de grande nível técnico e vai ajudar na preparação para os Jogos Olímpicos. “As três equipes com quem vamos jogar vão participar do Campeonato Europeu e estão em nível alto de preparação e mentalização, buscando uma vaga para os Jogos Olímpicos. Como vamos enfrentar adversários desse nível no Rio de Janeiro, é sempre bom participar de torneios como esse. Serão testes que farão com que a gente chegue da melhor forma possível nos Jogos”, comentou.
Sobre os adversários do Torneio Memorial Domingos Bárcenas, Jordi destacou as diferentes escolas de handebol que vai enfrentar. “São partidas com características diferentes, que nos darão mais variedade de jogo. A Suécia é uma equipe que tradicionalmente marca bem no sistema 6-0 e tem um excelente contra-ataque. Já a Polônia é um time forte, com muito peso e altura. Além disso, é o país-sede do Campeonato Europeu e estará em nível de preparação altíssima. A Espanha, em contrapartida, é a anfitriã do torneio e é uma Seleção que apresenta variedade, com atletas taticamente inteligentes”, analisou.
CONVOCADOS – Seleção Brasileira Masculina

Goleiros:
Luiz Ricardo Miles “Rick” (Taubaté – SP)
Maik Santos (Taubaté – SP)
Rangel da Rosa (Vila de Aranda – Espanha).

Pontas:
André Martins Soares “Alemão” (Taubaté – SP)
Fábio Chiuffa (BM Guadalajara – Espanha)
Felipe Borges (Montpellier Handball Aglomeration – França)
Lucas Candido (Taubaté – SP).

Armadores:
Guilherme Valadão (BM Granollers – Espanha)
Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros – SP)
José Guilherme de Toledo “Zé” (Wisla Plock – Polônia)
Leonardo Santos “Léo” (Ademar León – Espanha)
Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda – Espanha)
Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged – Hungria).

Centrais:
Henrique Teixeira (BM Granollers – Espanha)
João Francisco da Silva (Chambery Savoier – França).

Pivôs:
Ales Silva (Ciudad de Guadalajara – Espanha)
Rogério Moraes (THW Kiel – Alemanha)
Vinicius Teixeira “Vini” (Taubaté – SP).

Comissão técnica

Treinador: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Massoterapeuta: João Batista da Silva
Supervisor: Cássio Marques
Anúncios