253414_502844_img_3665__2_Belo Horizonte (MG) recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), o sorteio dos grupos do 20º Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol, que será disputado de 20 de julho a 1° de agosto, nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia.

A cerimônia teve como palco o auditório do hotel Royal Savassi e foi conduzida pelo presidente da comissão de competições da Federação Internacional de Handebol (IHF), Leon Kalin.

O Brasil fará parte da chave D e na primeira fase irá enfrentar a Alemanha, Egito, Japão, Noruega e Uruguai.

O grupo A será composto por Suécia, Rússia, Holanda, Tunísia, Bielorrússia e Paraguai.

No B estarão Espanha, Romênia, Sérvia, Qatar, Angola e Portugal.

No grupo C estão Dinamarca, França, Argentina, Chile, Coreia do Sul e Argélia.

Além da definição dos grupos, também foram definidas as sedes de cada um deles. O grupo do Brasil e a chave D farão a primeira fase em Uberaba, e os grupos A e B ficarão em Uberlândia.

O Brasil, como País sede, teve o direito de escolher o grupo em que queria estar. O técnico da Seleção, Hélio Lisboa Justino, o Helinho, presente no sorteio, anunciou a escolha da chave D. Segundo ele, a definição foi pensando no cruzamento com o grupo C nas oitavas de final. “Nosso primeiro plano era cair no grupo da Alemanha. Fizemos a escolha pensando nas oitavas, porque não adianta nada cair em um grupo fácil e depois enfrentar um adversário muito difícil na próxima fase”, esclareceu o treinador.

Helinho conta que a Seleção Nacional tem grandes planos e muitas possibilidades de conseguir um resultado histórico para o Brasil. “Queremos brigar com a Alemanha pelo primeiro lugar da chave e conseguirmos um cruzamento nas oitavas em que sabemos que temos condições de ganhar. Sair em primeiro será nosso grande desafio. Já conhecemos as outras equipes. Em resumo, é um grupo bom. A Noruega, apesar de ser forte, ficou em décimo no Europeu. Contra o Egito, já jogamos no Mundial Juvenil e ganhamos por uma boa diferença. O único para o qual perdemos no Mundial Juvenil foi a Alemanha, que se tornou campeã. Então, estamos bem encaminhados, se continuarmos fazendo o trabalho que estamos fazendo.”

O Mundial contará com a presença de 24 Seleções e irá movimentar o Estado, já que muitos dos atletas presentes têm grandes chances de estar na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O Secretário de Esportes do Estado de Minas Gerais, Carlos Henrique, esteve presente no sorteio e se disse muito satisfeito com a vinda do evento para a região. “Estamos muito felizes pela vinda dessa competição para cá, nessas duas cidades do Triângulo Mineiro, Uberlândia e Uberaba, em um momento em que o Brasil respira esporte. O handebol é uma das modalidades mais praticadas nas escolas públicas de Minas, que revelam grandes talentos. Recebemos este evento com muita satisfação.”

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destacou a importância da realização do campeonato no Brasil. “Tenho certeza que teremos um grande campeonato em Uberlândia e Uberaba. Está é uma categoria determinante, com atletas potenciais que estarão no principal evento esportivo deste ciclo. As duas cidades estão envolvidas e com muita vontade de receber o campeonato. Tudo isso somado é garantia de sucesso para o XX Campeonato Mundial Júnior Masculino”, finalizou.

Grupo A
Suécia
Rússia
Holanda
Tunísia
Bielorrússia
Paraguai

Grupo B
Espanha
Romênia
Sérvia
Qatar
Angola
Portugal

Grupo C
Dinamarca
França
Argentina
Chile
Coreia do Sul
Argélia

Grupo D
Alemanha
Brasil
Egito
Noruega
Uruguai
Japão

Anúncios