Sálvio Sedrez ministra curso para árbitros

Sálvio Sedrez ministra curso para árbitros

Ao mesmo tempo em que as seis Seleções do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol disputam quatro vagas para o Mundial da categoria, os árbitros da competição lutam para subir na carreira.

Desde segunda-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), sete duplas de juízes participam de curso ministrado pelo presidente da comissão de arbitragem da Federação Panamericana, o brasileiro Sálvio Sedrez, com a intenção de serem selecionados para os testes da Federação Internacional de Handebol (IHF).

Árbitros durante o teste físico

Árbitros durante o teste físico

“Estamos fazendo uma preparação para o curso internacional de arbitragem que será realizado em 2015. É um curso que vai formar os novos árbitros do continente. Vamos avaliar sete duplas aqui em Foz do Iguaçu e outras oito durante o Pan-Americano Juvenil da Venezuela. Dessas 15 duplas, vamos classificar as que atingirem as metas estabelecidas para o programa da Federação Internacional, que dá a possibilidade deles serem árbitros internacionais e apitarem Mundiais, por exemplo”, afirmou Sedrez.

Durante os dias de curso, os árbitros passarão por testes físicos, teóricos e práticos como forma de avaliação. “Temos os testes físicos para homens e mulheres, o teórico com 30 questões em inglês, o vídeo teste, em que os árbitros têm de tomar decisões rápidas, e a parte prática, onde é avaliado o desempenho em quadra durante os jogos do Pan-Americano. Nós aproveitamos esses confrontos de alto nível para testá-los, porque no Mundial eles vão encontrar partidas de nível técnico igual ou maior”, explicou o presidente da comissão de arbitragem da Federação Panamericana.

Os testes com as sete duplas de juízes do continente americano seguem até domingo (29).

Anúncios