Amanda Andrade, armadora

Amanda Andrade, armadora

O ano vai começar definitivamente para a Seleção Feminina de Handebol. Um grupo de 16 atletas terá, já na próxima quarta-feira (25), o primeiro desafio de 2015: um torneio amistoso em Angola, contra as Seleções A e B do País, além de Portugal.

Já de olho na renovação da equipe, o treinador convocou um grupo com a maioria de atletas jovens, que atuam em clubes brasileiros. Uma oportunidade também para fazer uma grande avaliação dos novos talentos que irão substituir nomes já consagrados da equipe campeã mundial no futuro.

O técnico Morten Soubak acredita que será um período muito proveitoso e importante para o crescimento das atletas. “Esta não é uma etapa para pensarmos em resultados, mas sim no desenvolvimento de cada atleta e também o momento ideal para que elas possam entender bem o trabalho que é realizado na Seleção. O que me deixa muito feliz é poder oferecer jogos internacionais para esse grupo, que irá sentir a responsabilidade em defender a Seleção”, comentou o treinador bastante otimista.

Morten Soubak diz que será bom desafio

Morten Soubak diz que será bom desafio

Morten acredita que este será um bom teste já no início da temporada, pois a equipe africana, principalmente, tem tido um crescimento significativo e se prepara para disputar o torneio Pré-Olímpico em março.

“Angola é uma equipe experiente, que irá jogar a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio e, por isso, está se preparando muito bem. O que irá nos atrapalhar um pouco é que essas atletas convocadas estavam de férias, após o fim dos campeonatos nacionais no ano passado. Estão há um bom tempo sem treinar. Então, vamos ter que ir devagar, fazer treinos não muito duros para respeitar o retorno delas. Mas, estou animado para esta fase”, acrescentou.

Isabella Ansolin foi a melhor atleta da Liga Nacional

Isabella Ansolin foi a melhor atleta da Liga Nacional

A central Isabella Ansolin foi um dos grandes destaques da temporada 2015 da Liga Nacional, sendo a artilheira da fase final e eleita a melhor atleta. Mesmo com passagens anteriormente pela Seleção, ela acredita que esta será uma oportunidade ainda mais importante.

“É muito gratificante, poder ser novamente convocada a representar a Seleção. Para mim, é um reconhecimento do trabalho que vem dando certo. E agora, com essa oportunidade, acho que todas as jogadoras tem que se comprometer ao máximo e mostrar do que são capazes. Temos que mostrar nosso potencial e cumprir com as expectativas da comissão técnica e representar muito bem o Brasil.”

Célia Costa, ponta

Célia Costa, ponta

Morten também irá contar com algumas atletas que têm sido presença constante nas convocações, como, por exemplo, as duas campeãs mundiais, Amanda Andrade e Deborah Hannah, além da ponta direita Célia Costa e a goleira Jéssica Oliveira.

Este ano, a Seleção Feminina tem a agenda cheia, com a disputa do Pan-Americano da modalidade, em maio, em Cuba, os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e o Mundial da Dinamarca, em dezembro.

Seleção Brasileira Feminina

Goleiras – Gabriela Gonçalves Dias Moreschi (Liga Itapeviense de Handebol-SP) e Jéssica Silva de Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC).

Armadoras – Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Lígia Costa Maia da Silva (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS), Patrícia Batista da Silva Parolin (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Samara da Silva Vieira (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS).

Centrais – Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hyppo Nö-Áustria) e Isabella Maria Araldi Ansolin (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC).

Pontas – Bárbara Buratto Brocardo (Metodista/São Bernardo-SP), Célia Janete Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Daise de Oliveira Sousa (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Dayane Pires da Rocha (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Larissa Fais Munhoz Araújo (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS).

Pivôs – Isaura Fernanda de Almeida Menin (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC) e Lívia Martins Horácio (Metodista/São Bernardo-SP).

Comissão técnica

Supervisora: Rita Orsi
Técnico: Morten Soubak
Assistente técnico: Alex Aprile
Médica: Pauline Buckley Bittencourt Silva
Preparadora física: Aparecida Rocha
Fisioterapeuta: Marina Calister
Psicóloga: Alessandra Dutra
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri

Anúncios